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Tudo que Você Precisa Saber para Criar uma Estratégia de Expansão para sua Loja

09.03.2018 15:24 By everson.lucavei

O objetivo deste artigo é ajudar você a identificar fatores importantes na escolha do seu ponto comercial, como: potencial de consumo da região que pretende atuar, atuação dos concorrentes, fluxo de clientes no local e quais lojas de referência existem ao redor do ponto de venda.Levando em conta estes pontos, tenho certeza que você escolherá um ótimo ponto comercial.

Preparamos algumas dicas para ajudar a você planejar a expansão da sua loja.

Vamos começar a pensar na expansão da sua loja usando alguns conceitos de marketing.
Você já ouviu falar dos 4 Ps do Marketing? PREÇO, PRAÇA, PROMOÇÃO, PRODUTO. Esse conceito vai te ajudar, tanto na hora de planejar a expansão: para identificar quais são as regiões com forte presença do seu público-alvo e abrir uma nova unidade com rentabilidade e rapidez; E também no dia a dia do seu comércio: para entender qual é o mix de produtos e serviços ideal, qual é a precificação correta, e qual é o perfil do seu consumidor.Por mais que você já possua outras lojas, nem sempre o que funciona para uma funcionará para outra. É preciso levar em consideração as peculiaridades de cada região e do perfil do cliente que ali está. Por isso é importante planejar, pensar no layout que a loja vai ter, quais são os móveis que vai usar, estilo da loja, etc…

O “P” de PRAÇA é, com certeza, o nosso ponto de partida para uma estratégia de expansão.

É fundamental levantar e cruzar os dados sociodemográficos da região, fazer um trabalho de campo, ir pra rua, identificar a presença de concorrência, quais são os polos geradores de tráfego, etc.Mapear a sua área de abrangência. Que significa o quanto (em tempo ou distância) o cliente está disposto a percorrer até a sua loja. Você tem ideia de quanto seus consumidores se deslocam para chegar até seus locais de compras? E quanto o seu cliente está disposto a percorrer para ir até o seu estabelecimento? Com essas informações é possível criar estratégias para conseguir atrair consumidores de regiões um pouco mais distantes da sua empresa. Mas para isso, fatores como qualidade do serviço ou produto oferecido, preço e atendimento são essenciais. Oferecendo vantagens e diferenciais, certamente vai atrair consumidores de outras regiões para a sua loja.É importante mapear esses consumidores, entender suas preferências, de onde eles estão vindo, seu perfil de compra, etc. Dessa forma fica mais fácil projetar novas aberturas de unidades da sua loja.

Localização do Ponto Comercial

Analisar o ponto comercial é fundamental. Essa análise vai além do espaço interno da loja. Deve-se avaliar muito bem ao redor do ponto da loja, para identificar as condições de mercado na localidade. Qual é o fluxo de pessoas na rua, as edificações urbanas próximas (placas, pontos de ônibus etc.), que podem “esconder” a fachada da loja, a presença de lojas referência, como estabelecimentos bancários, entre outros pontos comerciais que naturalmente atraem consumidores para essa região.Todos esses fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o local para a sua nova loja.

Circulação de pessoas

Identificar e  analisar o fluxo de clientes é fundamental para escolher um ponto comercial. O ideal é fazer uma contagem de hora em hora, durante um ou dois dias, em períodos diferentes do mês, para ter uma noção da quantidade de possíveis clientes que passam em frente à loja. E pra isso não tem jeito, tem que ir a campo mesmo. Caso não seja possível contratar uma consultoria especializada para isso, você mesmo pode fazer esse levantamento.O ideal é fazer a contagem mais de uma vez para evitar interferências como datas próximas a dias de pagamento, feriados ou dias com muita chuva, por exemplo. Com o controle de circulação de pessoas é possível analisar se o ponto comercial está de acordo com as expectativas do negócio e traçar metas para a nova loja.

Estar perto da Concorrência?

Estar próximo, ou não, aos concorrentes também deve ser avaliado na hora de planejar a expansão de sua loja. Normalmente a estratégia de localização para uma loja é bem parecida, mas é preciso cuidado na hora de decidir estar perto da concorrência.Para garantir o sucesso do seu novo negócio é preciso ter a certeza de que a sua loja apresenta diferenciais em relação ao concorrente. E isso inclui serviços (atendimento), um bom mix de produtos e, claro, preço.Além disso, vale ressaltar que estar ao lado do concorrente, muitas vezes pode ser interessante, mas, por exemplo, se ele já possui uma loja grande e de referência na região, é melhor repensar essa ideia, a menos que você entre nesse mercado com um modelo de negócio bastante agressivo para combater a concorrência.   O que achou do artigo? Sua opinião é muito importante para nós, deixe seu comentário a baixo.
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