Gôndolas Maringá
O Nosso Negócio é Montar o Seu!

Merchandising no Ponto de Venda

31.10.2017 02:14 By everson.lucavei

Para muitos profissionais o merchandising é tratado apenas como a  criação e produção de peças e materiais de ponto de venda, como simples bandeirolas, cartazes, faixas, displays, dispensersmóbiles etc. Para outros, é considerado como as pessoas responsáveis pela colocação desses materiais no ponto de venda. Na verdade esses são elementos colaterais de contemplação das ações publicitárias, que apoiam as estratégias de Merchandising.Na verdade o tema é mais complexo, vai desde a adequação do produto no ponto de venda até a sua performance perante os consumidores, técnicas, ações e materiais promocionais usados no ponto de venda, que ajudem a informar e melhorar a visibilidade dos produtos ou marcas no local de compra.São muitas as definições aplicadas para o termo Merchandising, até mesmo com uma certa disparidade entre elas.Podemos definir de forma simplificada e resumida como: As técnicas de ajustamento e adequação do produto ao mercado consumidor.

Com o crescimento do comércio varejista e o fortalecimento do autosserviço, principalmente em relação aos produtos de consumo, o consumidor passou a efetivar suas compras sem a presença de um vendedor ou balconista. Dessa forma os consumidores ficaram mais livres na hora de fazer suas escolhas. É a partir daí que as ações de Merchandising vêm reforçar e apoiar as diferentes ferramentas de comunicação no ponto de venda.

 

Exibitécnica - Importante Função do Merchandising.

Exibitécnica, foi o termo criado para simplificar a “técnica de expor, dispor e exibir produtos”, essa é mais simples operação do merchandising e, talvez, a sua mais importante.O PDV (ponto de venda), é o momento da verdade, é onde todos os esforços antes empregados, como propagandas, anúncios, divulgações, vão converter em venda, ou não. Por isso é importante a boa apresentação, a embalagem, o destaque adequado do produto, a disposição na gôndola, a organização racional das unidades dos produtos. Também devemos usar elementos que reforcem a comunicação, como as já citadas bandeirolas, cartazes, dispensersdisplays, expositores, etc., etc.

 

A Lojas “fala”

O merchandising usa a loja como um parte complementar e fundamental das peças publicitárias. Sendo ela um elemento importante de comunicação com o consumidor no seu momento mais crítico, a decisão de compra.

A sua  Loja deve ser considerada o principal meio de comunicação com o consumidor, pois é nela que a ‘mágica’ acontece. Pois somente nela encontramos os principais elementos da negociação: o produto; o consumidor e o dinheiro… Por isso não descuide da organização dos produtos nas gôndolas, displays e expositores, mantenha tudo organizado, limpo e atraente.

Existem muitas empresas e profissionais que prestam serviços de merchandising, auxiliando os pequenos e médios lojistas a aplicar essas técnicas, proporcionando assim um melhor fluxo de vendas em seus PDVs, vale a pena pesquisar mais sobre o tema.

 

Ajudamos Você em Todas as Etapas