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Guia Prático Para Organizar seu Negócio

25.05.2018 17:07 By everson.lucavei

Quando você organiza seu negócio e elimina a bagunça, você se sentirá revigorado.Você vai descobrir que estará motivado para ir direto ao trabalho quando não tem uma bagunça para lidar.Com um local de trabalho organizado, você vai economizar tempo, não desperdiçando-o procurando nas pilhas ou procurando um documento ausente no seu computador.Comece estabelecendo um plano. Priorize sua lista, defina uma data consigo mesmo e identifique sua motivação.
Em apenas 6 passos, você aprenderá como organizar seus negócios.

1 - Crie uma Área de Trabalho sem Bagunça:
Jogue fora os itens que você não usa, como canetas que não escrevem, CD computador antigos e papel de rascunho usados. Mantenha apenas os suprimentos que você usa regularmente em sua mesa.Em seguida, consolide seus equipamentos de trabalho, como computador, impressora, telefone. Use bandejas para papel e separadores de arquivos para evitar pilhas. Finalmente, limpe suas gavetas e designe um propósito para cada uma delas. Se a sua mesa tiver três gavetas, considere a criação de uma gaveta de suprimentos, uma gaveta pessoal e uma gaveta para documentos e itens de menos uso.

2 - Ganhe Espaço se Organizando
Se você já enfrentou o problema de não ter espaço guardar seus arquivos, ferramentas do dia a dia ou até mesmo matéria prima do seu negócio, sabe que tudo pode se tornar mais difícil em um ambiente bagunçado e desorganizado.Você pode organizar e até mesmo ampliar o seu espaço de armazenamento facilmente utilizando prateleiras, estantes de aço, armários ou até mesmo estruturas mais reforçadas como Porta Paletes, que são aquelas estruturas para grandes itens mais pesados e volumosos. Essas estruturas são baratas, fáceis de instalar e podem armazenar livros, arquivos, fichários, suprimentos ou o que você precisar.

3 - Gerencie seus e-mails
É fácil deixar que o e-mail se acumule, mas poupe tempo a longo prazo e lide com as mensagens recebidas imediatamente.Organize seu e-mail assim que ele chegar. Jogue fora o lixo eletrônico, encaminhe e-mails para as pessoas apropriadas quando necessário, abra e separe o resto do e-mail e arquive-o quando necessário.Separe seus e-mails em categorias, como: faturas, pedidos, fornecedores, propagandas, clientes, etc... Se você depende muito da comunicação por e-mail, verifique seu e-mail quantas vezes for necessário e responda imediatamente as pendências.

4 - Manter um Sistema de Arquivamento Eficiente
Arquivos que você não usa mais, mas pode precisar no futuro, devem ser armazenados em caixas de arquivos. Caixas de arquivo podem ser armazenadas em prateleiras, em um armário ou em um centro de armazenamento externo para economizar espaço. Saiba o que você pode jogar fora e o que você precisa manter. Jogue fora informações desatualizadas. Guarde documentos legais, como contratos, garantias e documentos fiscais. Organize seus arquivos por código de cores, por ordem alfabética ou por tipo de arquivo. Considere ter gavetas separadas para diferentes áreas de negócios, como clientes, finanças e mídia.

5 - Mantenha um Computador Organizado
Mantenha seu computador organizado usando apenas Programas úteis, nomeando claramente os arquivos, salvando os arquivos nas pastas apropriadas e criando atalhos na sua área de trabalho.

 - Mantenha o Foco
Mantenha um cronograma de organização. Tenha um plano diário e cumpra-o. Programe seu tempo e crie uma rotina diária para manter as coisas no lugar, evite deixar para depois. O acúmulo de serviço ou de bagunça pode fazer que tudo volte como antes.
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